Aquecimento Central

HomeServiçosAquecimento Central

AQUECIMENTO CENTRAL

O aquecimento central é um sistema que visa fornecer calor a todo o edifício (espaço interior), partindo de um ponto e espalhando-se por todas as divisões. Este sistema difere dos restantes por gerar calor a partir de um ponto único, como uma caldeira que pode ser colocada na cave ou na sala de máquinas, e que passa a ser o emissor. O calor é posteriormente distribuído pelo edifício através de tubagem própria, circulação de água por canos ou vapor canalizado. O método mais usual é o de combustão de matérias fósseis em forno ou em caldeira.

Ter aquecimento numa casa é importante por vários motivos, inclusive de saúde e de segurança. Para além da vantagem óbvia (aquecer e tornar mais confortáveis os ambientes), o aquecimento evita/mitiga a formação de humidade e de mofo que afecta os moradores, sobretudo os que têm asma, alergias ou que sofrem de outras condições respiratórias. A pressão sanguínea e o ritmo cardíaco podem também ser afectados quando as pessoas estão expostas durante muito tempo a temperaturas que não são as ideais. A isto junta-se o facto de uma casa quente e confortável contribuir para melhores noites de sono.

TERMÓSTATOS, PROGRAMADORES E ACESSÓRIOS

Os elementos de regulação permitem determinar a temperatura em que estão instalados, e o horário de funcionamento do sistema.

Estes enviam informação das condições externas à caldeira, o que permite uma regulação adicional da chama à medida que a temperatura ambiente se aproxima da temperatura seleccionada, reduzindo gradualmente a sua intensidade.

X
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt