ENERGIA GEOTÉRMICA

HomeServiçosENERGIA GEOTÉRMICA

ENERGIA GEOTÉRMICA

Energia geotérmica, ou também chamada de energia geotermal como o próprio nome indica: prefixo ‘geo’ que significa terra e sufixo térmica’ – calor, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior do nosso planeta Terra. A energia geotérmica é considerada uma das energias mais limpas e fiáveis no leque de energias renováveis utilizáveis.

O calor terrestre existe nas camadas inferiores do nosso planeta, mas em algumas partes do globo está mais perto da superfície do que em outras, nesses locais em que está mais perto da superfície torna mais fácil a sua utilização.

O calor é trazido para perto da superfície, devido a movimentos da crosta terrestre, por intrusão de magma fundido e pela circulação de águas subterrâneas formando reservatórios de água quente sob grande pressão.

Bomba de calor geotérmica de alta potência com tecnologia Inverter

  • Potência: 12-40 kW / 15-70 kW / 25-100 kW
  • Permite produção simultânea de aquecimento e refrigeração
  • Instalações até 600kW de potência. Cascada com controlo de ponto de máxima eficiência até 6 unidades
  • Controlo total de forma rápida e intuitiva através da internet,ecoSMART easynet
  • Hibridação com sistema fotovoltaicos, ecoSMART e-manager e e-system
  • Possibilidade de controlar até 4 diferentes fontes de energia (geotermia e/ou aerotermia)

Como é utilizada a energia geotérmica

Devido a necessidade de adquirir energia eléctrica de uma forma mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foram desenvolvidos modos de usufruir desse calor para a geração de electricidade. No entanto esta energia sob a forma de calor pode também ser utilizada de forma directa.

Bombas de calor geotérmicas: Os sistemas geotérmicos de aquecimento e arrefecimento funcionam pelo bombeamento da água através de um tubo inserido no solo, que através da diferença de temperatura do subsolo aquecem ou arrefecem água e, em seguida, o ar dentro dos edifícios.

Além de utilizar as energias renováveis em vez de um combustível fóssil para aquecer os edifícios, um sistema de energia geotérmica usa 70% menos energia para executar o mesmo que um sistema convencional de aquecimento e refrigeração e 30% a 50% menos energia do que um novo sistema de aquecimento e refrigeração. Saiba mais sobre o funcionamento das bombas de calor.Funcionamento Bombas Calor Geotérmicas 

Uma bomba de calor apenas necessita de uma fonte de calor (ar exterior), dois permutadores de calor (um para absorver e outro para libertar o calor) e uma relativamente pequena quantidade de energia motriz para manter o sistema em andamento.

Uma bomba de calor extrai energia térmica do ambiente sendo a fonte é o ar exterior.

A bomba extrai energia a uma certa temperatura, aumenta essa temperatura e liberta-a num meio que, nos casos mais comuns é a água que vai para os radiadores de baixa temperatura, sistema de chão radiante ou unidades ventilo-convectoras.

X
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt