Ar Condicionado

HomeAr Condicionado

AR CONDICIONADO

Fazemos a instalação de todo o tipo de aparelhos de ar condicionado de gama doméstica e comercial.

Executamos alterações a instalações de aparelhos que necessitem de ser transferidos.

Fazemos instalações de raiz (pré-instalação*) em vivendas, prédios e estabelecimentos comerciais.

Instalamos em todo o país.

Fazemos manutenção e revisão periódica de todo o tipo de sistemas de climatização.

Fazemos reparações de ar condicionado.

Cálculo de potência de ar condicionado

Este cálculo irá ajudá-lo a escolher o ar condicionado indicado para sua moradia ou escritório. Preencha os campos abaixo e saiba quantos btu’s são necessários no seu caso.

Nº de pessoas presentes na divisão

Área a climatizar (m2)

Total: BTU's

Como funciona o ar condicionado e seus benefícios.

 

Factos:

  • O sistema de ar condicionado central típico é um sistema dividido, com um ar condicionado externo.
  • Usando a eletricidade como fonte de energia, o compressor bombeia refrigerante através do sistema para recolher calor e umidade do interior e removê-lo do interior do espaço a climatizar.
  • O calor e a umidade são removidos da casa quando o ar quente do interior da casa é insuflado sobre a serpentina interna refrigerada.O calor no ar se transfere para a serpentina, assim, “arrefecer” o ar.
  • O calor que transferiu para a serpentina é então “bombeado” para o exterior da casa, enquanto o ar arrefecido é bombeado para dentro, ajudando a manter uma confortável temperatura interior.

 

Benefícios:

  • O conforto interior durante o tempo quente – O ar condicionado ajuda a manter a sua casa fresca e reduz os níveis de humidade.
  • Ar mais limpo – Como o seu sistema central de ar condicionado extrai ar através do retorno, o ar é puxado através de um filtro de ar, que remove as partículas no ar, como poeira e fiapos.Filtros sofisticados também podem remover poluentes microscópicos.

 

Perguntas frequentes:

Se tem uma pergunta para nós que não pode encontrar uma resposta no site, entre em contacto connosco. Você pode conversar com um profissional da Biofluidos e obter respostas para perguntas ou preocupações que você possa ter!

 

P: O meu sistema é antigo, por que devo comprar um novo sistema de climatização? 
R: Os principais motivos são a eficiência energética e economia de custos.

O seu sistema existente é antigo, precisa ser reparado ou é simplesmente ineficiente, comprar uma nova unidade, que pode ser até 60% mais eficiente do que um sistema comprado há apenas 10 anos, pode oferecer benefícios a longo prazo. Ao invés de continuar a pagar pela manutenção contínua e contas mensais dispendiosas, investir em um novo sistema hoje que irá poupar dinheiro para os próximos anos.

 

P: Como posso determinar a capacidade do meu sistema? 
A: Agende uma visita de um dos nossos técnicos.

Os fatores que afetam a capacidade do seu novo sistema incluem o clima da sua região, os níveis de umidade, o número de janelas em sua habitação, a quantidade total de metros quadrados de sua casa, a direção da sua casa, o número de aparelhos de produção de calor em sua casa, o tipo de isolamento que você possui e o número de pessoas que vivem em sua residência. Um Especialista em Ar Condicionado da Biofluidos efectuará os cálculos adequados para determinar a unidade apropriada de aquecimento ou resfriamento para sua casa e estilo de vida.

 

P: Como funciona o sistema de ar condicionado por conduta? 
R: 
A instalação do sistema de condutas é constituída por; Condutas circulares ou retangulares para a insuflação e extração, tubagem em cobre para a refrigeração, cabos elétrico, termostatos, tubagem em pvc de condensação, filtros, registros, grelhas, tabuleiros de drenagem e serpentinas do evaporador.

O sistema é composto por duas partes, insuflação e retorno. A conduta de fornecimento é instalada à saída do sistema, fornecendo ar para cada divisão. A quantidade de ar que atinge cada divisão é determinada pelo tamanho das condutas de fornecimento.

As condutas, serão ligadas à entrada do sistema para extrair e insuflar o ar dos espaços a serem aquecidos ou arrefecidos. Terá um filtro que deve ser colocado o mais próximo possível da unidade interior. Toda a tubagem de insuflação é isolada com manta térmica. As grelhas são devidamente calculadas para que a climatizarão seja o mais uniforme possivel.

 

P: Quanto tempo durará o meu sistema? 
R: Resposta difícil, no entanto temos o testemunho de clientes com sistemas instalados á cerca de 14 anos e ainda estão a funcionar em pleno, a manutenção adequada é fundamental.

A manutenção e o bom funcionamento do equipamento têm um papel fundamental no ciclo de vida do mesmo. Se todas as ações de manutenção e serviço recomendadas forem tomadas, um aparelho de ar condicionado pode durar muitos anos.

 

P: Onde posso localizar o meu sistema de controle de temperatura ambiente? 
R: Pode ter opções com base no design do espaço a climatizar.

 

P: O que posso fazer para controlar os níveis de humidade na minha casa? 
R: 
Os níveis de humidade podem ser reduzidos usando um sistema de velocidade variável ou manipulador de ar como parte de seu sistema. As unidades de velocidade variável funcionam mais tempo, a velocidades mais baixas, permitindo que o ar circule constantemente contra a serpentina de refrigeração e remova mais humidade. Os motores de velocidade variável também usam menos eletricidade do que motores regulares, reduzindo seus custos de energia.

 

P: O que posso fazer antes de chamar alguém para atender meu sistema? 
A: Faça o básico.

Os sistemas AC são máquinas complexas que devem ser reparadas por um profissional certificado. No entanto, se seu sistema de AC parece estar funcionando mal, você pode tentar algumas etapas básicas, que podem corrigir seu problema, antes de chamar um profissional de serviço. Se você não se sentir à vontade para executar qualquer uma dessas tarefas, no entanto, não hesite em contactar um serviço técnico.

  • Desconecte e reconecte seus interruptores internos e externos.
  • Verifique se os disjuntores estão na posição ON.
  • Certifique-se de que seus filtros estão limpos.
  • Verifique as configurações no seu termostato.
  • Verifique se o interruptor do sistema está na configuração COOL ou HEAT apropriada.

 

P: O que é Freon R-22? 
R: R-22 é o nome comum para hidroclorofluorocarbono (HCFC).

A R-22 tem sido utilizada como refrigerante pelos fabricantes de AC há mais de 40 anos, mas estudos na última década mostraram que contêm cloro, um agente que esgota o ozônio. Por esta razão, a Lei de Ar Limpo exige que, a partir de 1º de janeiro de 2010, os fabricantes cessem a produção de produtos que utilizam a R-22.

 

P: O que é R-410A? 
R: R-410A é o nome comum para um hidrofluorocarbono (HFC) emergente que está sendo usado como refrigerante na indústria de AC.

R-410A é mais compatível com o ambiente do que o R-22 e está sendo visto como o substituto mais provável para o R-22 por os fabricantes.

Conselhos para poupar em ar condicionado

 

Usar um equipamento de ar condicionado acarreta um consumo energético, e nalgumas ocasiões não somos conscientes que os nossos hábitos podem fazer com que aumente. Aspetos como ligar o equipamento na máxima potência para arrefecer antes a divisão da casa, fixar temperaturas extremas ou inclusivamente deixar alguma janela aberta, são hábitos que influenciam, e muito, este consumo e que podem ser evitados se aprender a fazer uma melhor utilização dos equipamentos de climatização.

Se seguir estes conselhos poderá manter a sua casa com uma temperatura confortável sem fazer disparar a fatura de eletricidade.

 

 

No momento da compra de um equipamento de ar condicionado:

Repare na etiqueta energética

O primeiro ponto para poupar em ar condicionado é adquirir um equipamento eficiente. Para isso devemos prestar uma atenção especial à informação que nos oferece a etiqueta energética do produto, uma vez que na mesma vem indicado o nível de eficiência energética do equipamento, o seu consumo energético anual, rendimento sazonal, etc. A escala para classificar o nível de eficiência de um equipamento vai de A+++ ao G. Entre um aparelho com classificação energética tipo A e outro inferior, pode haver diferenças de mais de 50% de poupança no consumo energético pelo que possuir um equipamento de ar condicionado eficaz ajudar-nos-á a reduzir a despesa.

Certifique-se que o equipamento de ar condicionado tem a potência adequada

Compre um equipamento com a potência necessária em função da área a climatizar. Comprar um equipamento de maior potência produzirá um maior consumo de energia. Igualmente, se se decidir por um equipamento com uma potência mais baixa da que necessita, não conseguirá manter o conforto necessário nessa divisão da casa e provocará uma sobrecarga do aparelho, produzindo um maior consumo energético sem alcançar o rendimento desejado e colocando em perigo o seu bom funcionamento.

Como utilizar o equipamento de ar condicionado para poupar o máximo de energia:

Mantenha a divisão da casa à temperatura recomendada

Considera-se que a temperatura do ar condicionado para manter uma divisão da casa num nível ótimo de conforto é entre os 24º e 26ºC no verão e de 20º a 22ºC no inverno. Apesar de ser necessário considerar outros fatores tais como a temperatura exterior e o nível de humidade, é preciso tentar que entre a temperatura exterior e interior não exista um salto térmico importante que acabe por afetar a saúde.

Mario Igual, Chefe de Produto de Ar Condicionado da BAXI, afirma que “cada grau a menos no verão ou cada grau a mais no inverno faz com que o consumo energético do equipamento aumente cerca de 7%”.

Atingir a temperatura indicada gradualmente

É conveniente, além disso, que a divisão da casa arrefeça progressivamente, alcançando a temperatura desejada de forma gradual. É por isso que é recomendável contar com as vantagens que a incorporação da tecnologia Inverter oferece aos equipamentos de ar condicionado, uma vez que permite ao equipamento adaptar-se em qualquer momento às necessidades térmicas da divisão da casa a climatizar, reduzindo o consumo energético.

Se comparamos um equipamento de ar condicionado que integre a tecnologia Inverter e outro que não disponha dela, veremos que o climatizador Inverter reduz o seu consumo energético até 30%, apresentando uma maior eficiência.

 

 

Controle e regule a temperatura do ar condicionado para poupar energia

Para um controlo focalizado na máxima poupança de energia, não pode faltar um elemento de regulação. Os equipamentos de última geração integram controlo wi-fi e permitem aceder aos mesmos através de uma aplicação instalada no telemóvel ou tablet para controlar em qualquer momento a temperatura do ar condicionado e aceder às diversas funcionalidades.

Desta forma, poderá reduzir o consumo do seu equipamento de ar condicionado e fazer um melhor uso dele, dado que, por exemplo, com a gama ANORI da BAXI e a sua aplicação Air Connect, poderá ligar ou desligar o equipamento à distância, consumindo apenas a energia necessária ou programar a temperatura para que o equipamento se ligue antes de chegar a casa e vá climatizando paulatinamente a divisão da casa.

Outros conselhos a considerar

Tenha em conta que uma casa com um bom isolamento térmico irá manter melhor as condições de conforto interior. A instalação de toldos, descer os estores para o Sol não incidir diretamente, etc., são medidas passivas que também influenciam o consumo energético que ocorre na casa.

Além disso, recomendamos fazer uma manutenção periódica do seu equipamento de ar condicionado e efetuar uma limpeza dos filtros periodicamente, para garantir um bom rendimento.

Seguindo estes conselhos práticos, temos a certeza que irá conseguir poupar em ar condicionado enquanto desfruta de um grande conforto no seu lar.

 

X
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt